domingo, 13 de abril de 2008

Arroz de Pato


Há muito tempo que estava para experimentar uma receita de Arroz de Pato que vi num blog (apenas sei que foi "cozinhado pela Gioconda"). Finalmente, resolvi colocá-la em prática e "matar" a minha curiosidade. O pato fica menos seco e muito mais saboroso. Experimentem, é uma delícia!!

Ingredientes:
1 pato
1 e 1/2 chávena de arroz
salpicão
sal, piri-piri (utilizei molho de piri-piri)
alho, 2 cebola, açafrão
salsa, louro
bacon aos cubinhos
azeite, cravinho
2 ovos
1 chouriço

Preparação:
. Coze-se o pato na panela de pressão cerca de uma hora, em água com uma cebola inteira, 8 cravinhos espetados e o salpicão. Retira-se o pato, deixa-se arrefecer, desossa-se e desfia-se. A água deve ser coada e reservada para fazer o arroz.
. Para fazer o arroz faz-se um refogado ligeiro, junta-se o dobro da quantidade de arroz de água, e quando estiver a ferver deita-se o arroz. Acrescente o sal a seu gosto. Eu coloco sempre um pouco de açafrão para colorir o arroz.
. Numa frigideira, misture o alho picado, um piri-piri, o louro, a salsa, o bacon, a outra cebola picada e o azeite. Coloque o pato e deixa-se alourar sem deixar queimar.
. Num pirex dispõe-se metade do arroz, em seguida o pato e depois a outra metade do arroz. Batem-se dois ovos inteiros e pincela-se toda a superficie com eles. Corta-se o chouriço as rodelas e dispõe-se as rodelas sobre o arroz. Vai ao forno durante cerca de 15 minutos para deixar "tostar" a superficie.

1 comentário:

Filipa disse...

Que bom aspecto, ficou bem coradinho!

Beijinhos