segunda-feira, 28 de abril de 2008

Babá de Laranja


As obrigações profissionais e os compromissos culturais agendados para este fim-de-semana fizeram com que me afastasse da cozinha e falhasse no almoço de Domingo. De vez em quando, também sabe bem comer um frango de churrasco. O que é que eu poderia fazer rapidamente como sobremesa num dia quente? Mousse de chocolate...ohhh..não tinha chocolate suficiente.
O meu pai adora aquele típico bolo de laranja seco, mas não o achava apropriado para a ocasião.Lembrei-me de um bolinho que já não faço há cerca de 2 anos e seria ideal, como sobremesa, para um dia de Primavera. É bem fresquinho, molhadinho e...de laranja. Sei que tirei esta receita de uma revista de culinária mas não me recordo do nome. Recomenda-se!! Meu pai adorou, e levou com ele quase metade do bolo. Esqueceu-se da dieta :-)


Ingredientes:
200 gr. de açucar
4 ovos
125 gr. manteiga
125 gr. farinha c/fermento
raspa de 1 laranja

Calda:
180 gr. açucar
sumo de 2 laranjas
2,5 dl de água

Cobertura
Chantilly
Como não tinha natas cá em casa fiz uma cobertura de chocolate.
Derreti 100 gr. de chocolate de uso culinário em banho-maria, juntamente com 50 gr. de margarina e 2 colheres de sopa de leite.Cobri o bolo com este creme.

Preparação:
. Separe as gemas das claras. Derreta a manteiga, junte-lhe o açucar e bata até o composto ficar homogéneo e esbranquiçado. Acrescente as gemas e a raspa da laranja e bata novamente.
. Gradualmente e sem bater adicione a farinha peneirada com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo firme. Deite a massa numa forma untada com manteiga e leve ao forno já quente.
Entretanto prepare a calda. Num tacho pequeno misture o açucar com a água. Leve ao lume e quando levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver por 5 minutos. Junte-lhe o sumo das laranjas, fora do lume.
. Quando o bolo estiver cozido desenforme e rapidamente lave a forma. Coloque o bolo novamente lá dentro e regue com a calda quente. Deixe arrefecer antes de desenformar (como não tinha muito tempo, desenformei o bolo para um prato e reguei com a calda)
. Enfeite com chantilly ou faça uma cobertura de chocolate. Leve ao frigorífico e sirva bem fresco (tive que colocar o bolo no congelador porque ele ficou pronto na hora de almoçarmos).

9 comentários:

Vina disse...

Esse bolinho deve ser óptimo para esta altura em que o calor já se vai fazendo sentir. Já anotei a receita, pois fiquei com vontade de experimentar. A cobertura de chocolate ficou muito bem... acho que a prefiro á de chantilly! Beijinhos e boa semana.

Filipa disse...

Mas que bom asepcto tem esse bolo! Receita anotada pois parece-me delicioso!

beijinhos

Smas disse...

Olá!
Só agora conheci este delicioso blog e esse bolo tem um óptimo aspecto!!!
Bjs e sucesso

Axly disse...

Olá Beti!
Por que será que teu pai esqueceu da dieta? Hahahaha... que carinha ótima. Amo bolo de laranja, e esses mais molhadinhos são os melhores pra mim.
Quero um pedacinho.
Kisss^^

Isabel (pipoka) disse...

Tem um aspecto delicioso!

bjs

Natália Eleutério disse...

Pelo aspecto deve ser fofinho e delicioso, bjs

janeca disse...

Babá é favor...Babar-me toda só de olhar, Maravilhoso!!!levo a tua receitinha se não te importares que o faça...Parabens
bjinhos

ameixa seca disse...

Adoro bolos húmidos. Particularmente se forem de frutas. Mas cá em casa há quem não goste e a calda tem que ser usada moderadamente.
Simples e com um aspecto delicioso. Vou experimentar :-)
Bom fim de semana

Unknown disse...

Experimentei hoje e ficou optimo.

Agradou-me ainda mais que o ultimo. Muito bem conseguido e nem precisa da cobertura.

Adorei, parabéns.