quinta-feira, 29 de maio de 2008

Bolo de 2 chocolates com toffee de laranja


O outro bolinho para acompanhar o chá das ...22 horas.
Na revista "Saberes e sabores da Vaqueiro", o bolo é apresentado numa forma com buraco mas eu resolvi fazer num tabuleiro. Cortei o bolo em duas partes, barrei uma das partes com creme de chocolate e depois uni-as. Bombástico!!
Convívio entre senhoras só podia dar nisto :D
É uma delícia!


Ingredientes:
4 ovos
100 gr + 20 gr de açucar
raspa de casca de laranja
75 gr de vaqueiro líquida (margarina)
150 gr farinha
30 gr maizena
1 colher sobremesa fermento em pó
100 gr chocolate branco
100 gr chocolate negro
0,5 dl de leite
1 dl de sumo de laranja

Toffee:
100 gr açucar
3 colheres de sopa de água
15 gr vaqueiro
0,5 dl de sumo de laranja

Preparação:
. Ligue o forno e regule-o para 180 graus.
Pincele uma forma de buraco com vaqueiro líquida e polvilhe com farinha.
Parta os ovos, separando as gemas das claras. Adicione 100 gr de açucar às gemas, junte a raspa da casca de 1 laranja e bata com a batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a vaqueiro líquida e continue a bater até estar completamente incorporada. Adicione a farinha, peneirada juntamente com a maizena e o fermento e misture bem.
. Parta o chocolate branco e o negro em bocados, e deite cada um em sua taça. Deite o leite a ferver sobre o chocolate branco e mexa com uma vara de arames até derreter completamente. Adicione o sumo de laranja ao chocolate negro e leve ao microondas durante 50 segundos na potência máxima. Mexa com uma vara de arames até derreter o chocolate.
. Bata as claras com a batedeira e quando começarem a fazer espuma adicione o restante açucar e continue a bater até estarem bem firmes. Envolva as claras delicadamente no creme preparado. Junte metade da massa obtida à mistura de chocolate branco e a outra metade ao chocolate negro.
. Deite a massa alternadamente na forma e leve ao forno durante 40 minutos.
. Entretanto, deite o açucar numa frigideira antiaderente, junte a água e a vaqueiro e leve até o açucar caramelizar. Junte cuidadosamente o sumo de laranja e deixe ferver um pouco até dissolver completamente o caramelo.
Retire do lume deixe arrefecer.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Caramel Shortcake or Millionaires Shortbread


Há muito tempo que estava tentada a experimentar esta receita tradicional escocesa que vi neste blog: http://areceitaestanomeublog.blogspot.com
Decidi fazer estes shortcakes para acompanhar o chá das...22h. Calmaaaa, havia mais para comer! - Um Bolo de 2 chocolates com toffee de laranja :D (apresento a receita no próximo post).
Valeu a pena! Foi aprovado e repetido pelas visitas. As mulheres dificilmente resistem ao chocolate lol A combinação de três camadas: biscoito de manteiga,caramelo e chocolate fizeram-me lembrar o chocolate Twix.
Receita a repetir, com certeza.


INGREDIENTES
Base:
120g de manteiga meio-sal
180g de farinha com fermento
60g de açúcar amarelo

Toffee:
120g de açúcar amarelo
120g de manteiga
2 colheres de sopa de mel
1 lata de leite condensado

Cobertura:
1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate
300 g chocolate negro para culinária

PREPARAÇÃO:
Base:
. Derreta a manteiga e adicione primeiro o açúcar e depois a farinha. Amasse tudo até formar uma bola homogénea. Num balcão enfarinhado estenda a massa. Numa forma quadrada (com cerca de 20x20cm) forrada com papel vegetal, acondicione no fundo a massa estendida. Pique a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de trinta de minutos. Depois de pronto deixe arrefecer dentro da forma.

Toffee:
. Colocar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando durante 15 minutos, mexendo sempre. Quando obtiver uma bonita cor dourada e a consistência estiver mais espessa, retire do lume. Verta este preparado sem demorar sobre a base cozida, ainda dentro da forma. Tenha em atenção que o toffee ganha muita consistência rapidamente. Deixe arrefecer.

Cobertura:
. Derreta o chocolate com a gordura vegetal no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, verta sobre o toffee e deixe arrefecer no frigorífico. Uma hora depois ou no dia seguinte, desenforme e corte em pequenos quadrados com uma faca passada por água quente.

domingo, 18 de maio de 2008

Empadão de Carne com massa folhada


Apresento-vos o empadão que fiz no tal jantar stressante :-)
Já todas devem conhecer a receita de empadão e das suas inúmeras versões: com bacalhau, com carne, com lulas, etc. Adoro empadão, é uma das minhas comidinha preferidas, e esta receita despertou o meu interesse por levar massa folhada. Fica excelente a combinação da massa crocante com o puré. As minhas convidadas aprovaram. Duas amigas não puderam comparecer ao jantar, nem sabem o que perderam lol Mais sobrou ;D
Experimentem!


Ingredientes:
500 gr de carne de vaca picada (utilizei carne de porco)
400 gr de massa folhada
1,500 kg de batatas
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates pelados
4 dl de leite quente
100 gr manteiga
4 colheres (sopa) de azeite
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada (usei cominhos)
sal e pimenta q.b.
ovo batido para pincelar
acrescentei um chouriço de colorau picado

Preparação:
. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacgo,junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada, mexa até ficar bem solta, junte o vinho e os tomates picados, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar quase sem molho.
. Corte as batatas em pedaços, lave-os e coza-os em água temperada de sal durante 20 minutos. Depois escorra, reduza a puré, junte a manteiga, mexa, junte o leite aos poucos e mexendo sempre, rectifique o sal, junte uma pitada de pimenta e noz-moscada e mexa bem.
. Ligue o forno a 200 graus. Num pirex, espalhe metade do puré, junte a carne por cima, cubra com resto do puré e alise bem. Estenda a massa folhada polvilhada com farinha, deixe-a com uma espessura fina e corte-a em duas partes. Pincele o puré com ovo batido, cubra com uma parte de massa e pincele mais ovo batido.
. Passe o rolo de losangos em cima da outra metade da massa para fazer o efeito, abra-a com cuidado, coloque-a em cima da massa no pirex, pincele mais uma vez com ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva quente.

P.S. Como não tenho um rolo de losangos, com a faca dei pequenos golpes, na vertical, deixando um intervalo de 1 cm, intercalando de forma a criar losangos

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tarte de coco


Que aventura até fazer esta tarte deliciosa. Só de pensar já fico stressada.
Tinha um jantar marcado, cá em casa, às 20h30 que passo a descrever:
Ementa
Empadão de carne com massa folhada
Sobremesa
Bolo cocada de chocolate
(Receitas da revista "Teleculinária")

Pensava eu que tudo corria conforme o planeado, batatas a cozerem...carne a estufar...cocada a arrefecer, quando me deparei com a primeira frustração: o bolo de chocolate não cresceu, ficou tipo enqueijado! Boooooooolo... ao lixoooo!
Rapidamente fiz outra massa diferente de bolo de chocolate pois tinha que aproveitar o recheio, a cocada. Não quis acreditar no que me estava a acontecer!!! Outro bolo meio encruado??!! Os nervos apoderaram-se de mim, quase que explodia! Eram quase 20h, nada de sobremesa e minha ajudante não chegava a casa.
O que poderia fazer em tão pouco tempo? Lembrei-me de outra receita, também da revista "Teleculinária",que estava no topo da lista de sobremesas a experimentar: Tarte de coco. Por sorte tinha todos os ingredientes, era fácil de preparar e...rápidaaaaaaaaa.
À terceira é de vez! :-) Ficou linda e muito saborosa, experimentem!


Ingredientes:
1 rolo de massa quebrada estendida
1 lata de leite condensado
200 gr de coco ralado
100 gr de açúcar
12 gemas + 4 claras
Raspa da casca de 1 limão

Preparação:
. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira com a massa quebrada e pique o fundo com um garfo.
. Numa tigela, bata as gemas, junte o coco ralado, o leite condensado e raspa de limão, bata bem e verta para a tarteira sobre a massa. Leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fique totalmente cozido e douradinho. Retire do forno e deixe arrefecer.
. Bata depois as claras em castelo com o açúcar, deite-as para um saco de pasteleiro e coloque por cima da tarte, como vê na foto ( não usei saco de pasteleiro, atirei
Leve novamente ao forno apenas até ficar coradinho por cima, retire do forno, desenforme e sirva decorado a gosto.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Maruca Tropical


No meio dos preparativos para a viagem ainda tive disponibilidade e vontade para experimentar uma receitinha nova de peixe que retirei do site http://paparoka.com/
Um gosto tropical à sua mesa!


Ingredientes:
1 kg de postas de maruca congeladas
Sal q.b
Folhinhas de hortelã q.b.(utilizei folhinhas secas de Hortelã Pimenta)
1 cebola
50 gr de margarina
1 lata pequena de tomate pelado
500 gr de miolo de camarão
2 colheres de sopa de caril em pó
2 malaguetas
2,5 dl de leite de coco ( Não comprei leite de coco. Fervi leite com coco ralado e depois coei o leite)
1 colher de sopa de maizena
0,5 dl de água
50 gr de caju torrado (utilizei caju frito com piripiri)
Rodelas de ananás (utilizei rodelas de laranja)

Preparação:
. Deixe o peixe descongelar, temperado com sal. Retire a pele e as espinhas, esquanto o peixe estiver meio congelado e corte-o em cubos.
. Descasque e pique a cebola. Leve a alourar num tacho com a margarina. Quando a cebola estiver alourada junte o tomate pelado e deixe refogar em lume brando, até que o tomate esteja macio e desfeito.
. Junte os cubos de peixe e deixe saltear um pouco. Junte os camarões, tape o tacho e deixe suar cerca de 5 minutos. Polvilhe com o caril, mexa e junte as malaguetas esfareladas. Regue com o leite de coco e a maizena, dissolvida na água. Misture bem, tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando durante 30 minutos, mexendo regularmente.
. Na hora de servir, junte o caju torrado e enfeite com folhinhas de hortelã.
Acompanhe com arroz branco, e se gostar, rodelas de ananás.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A Cozinha do Castelo de Viaden/Luxemburgo


Há locais que nos fazem sonhar...
Algumas imagens valem por mil palavras e penso que estas justificam muito bem o motivo da minha ausência na cozinha.
Peço desculpa por ainda não ter tido a oportunidade de visitar as minhas cozinhas preferidas e receber os miminhos que me ofereceram. Aqui vou eu... rumo aos afazeres culinários :-)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Broas de Canela


Estava já deitada na cama, a visitar as minhas cozinhas virtuais preferidas, um hábito que eu tenho antes de adormecer, quando me deparei com estas Broas de canela no site da Vaqueiro. Li e reli... 15 minutos...sem ovos...com MEL...CANELA...AÇUCAR AMARELO. Deu-me uma enorme vontade de as ter para o meu pequeno-almoço. Nem pensei mais. Toca a levantar!! Záaas...num ápice já estava na cozinha a preparar rapidamente estas broas. Experimentem! São deliciosas! Muito fáceis e rápidas de se fazerem. Consultem o site http://www.vaqueiro.pt e podem ver a receita original.

Ingredientes
500 g de farinha
1 colher de café de sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de canela
100 g de açúcar amarelo
100 g de mel espesso
2 dl de óleo Vaqueiro (pois...teve que ser óleo "Fula". A "Vaqueiro" que me desculpe)
açúcar em pó ( usei o açucar granulado)

Preparação:
. Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Deite a farinha, o sal, o fermento, a canela e o açúcar amarelo numa tigela e misture tudo.
. Abra um buraco no meio e deite aí o mel e o óleo Vaqueiro amornado. Misture tudo com uma colher de pau até ligar os ingredientes.
. Molde a massa em broinhas e coloque-as num tabuleiro de forno polvilhado com farinha. Leve a cozer entre 10 a 15 minutos.
. Deixe arreferecer um pouco e passe as broinhas por açúcar em pó.

domingo, 4 de maio de 2008

Polvo no forno com feijão frade


Não sou grande apreciadora de Polvo, nem de feijão frade, mas como é um prazer cozinhar para as pessoas que estão no meu coração e mimá-las com seus pratos preferidos fiz um pequeno sacrifício (só provei enquanto cozinhava),e o resultado foi este.
Sobrou comida...lá tive que preparar uma "marmita" para o convidado levar:-)
Esta receita foi retirada da revista "Teleculinária".


Ingredientes:
1kg de polvo limpo
Batatinhas
300 gr. de broa
1 lata grande de feijão frade
6 dentes de alho
cebola
3dl de azeite
Sal q.b.
pimenta (opcional)
salsa ou coentros

Preparação:
. Lave o polvo, deite-o para um tacho, junte o louro, tape, leve ao lume e deixe cozinhar, virando de vez em quando, até ficar macio (acrescentei uma cebola).
. Ligue o forno a 180 graus. Descasque as batatinhas. Retire o polvo do tacho, escorra-o, coloque num tabuleiro ou pirex, junte as batatinhas, 3 dentes de alho cortados em rodelas, sal q.b. e regue com metade do azeite. Leve ao forno durante 30 minutos, regando de vez em quando com molho do tabuleiro.
. Descasque e pique os restantes alhos, deite-os para um tacho, junte o resto do azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até o alho ficar douradinho. Adicione o feijão frade bem escorrido e o miolo da broa migado, mexa bem e rectifique o sal.
. Sirva o polvo e as batatas com as migas à parte. Pode polvilhar as migas e o polvo com salsa ou coentros picados.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bacalhau com Natas à moda de BetiCris


O Bacalhau com Natas é um clássico e já existem inúmeras versões diferentes. Esta amostra foi retirada de um enorme tabuleiro recheado com bacalhau com natas. Uiii… quase que não cabia no forno… Ufa!
É a receita ideal para um jantar em grupo, entre amigos porque pode ser preparado com antecedência. Lembram-se dos folhadinhos de alheira?... das mini-pizzas? Esta foto foi tirada nesse dia.
Vou deixar-vos a minha receita, à minha moda e parecida com muitas outras.


Ingredientes:
Bacalhau desfiado;
Delícias do mar;
Camarão cozido;
Batatas fritas em cubo (costumo cortar as batatas mas desta vez comprei, no Pingo Doce, batatas em cubo congeladas);
Cebola;
Alhos/cebola;
Azeite;
Cominhos;
Salsa;
Sal/pimenta;
Caldo de knorr marisco;
Vinho do porto;
Molho bechamel (costumo fazer com farinha, manteiga e leite mas desta vez comprei um pacote de molho bechamel);
Natas;
Pão Ralado.

Preparação:
. Coloca-se o bacalhau num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes.
. Tirar as cascas ao camarão cozido. As cascas são colocadas numa panela com água ao lume. Deixar ferver durante uns minutos.
. Fritar as batatas em óleo bem quente, temperar com sal e deixar absorver a gordura em papel de cozinha. Cortar as delícias do mar aos quadradinhos. Reservar.
. Numa panela larga, coloco cebola picada, alho picado, louro. Rego com azeite e deixo refogar levemente. Deito o bacalhau em lascas e vou mexendo lentamente até ficar tudo bem ligado. Acrescento um pouco da água onde fervi as cascas de camarão e vinho do Porto.Deixo cozer o bacalhau. Aromatize com salsa picada.
. Numa panela juntar as natas e o molho bechamel e levar ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco. Temperar com sal, cominhos, caldo de knorr de marisco, açafrão e pimenta.
. Junto as delícias do mar, os camarões e, por fim, as batatas ao bacalhau. Deitar o molho por cima do preparado e envolver tudo.
Colocar o preparado num tabuleiro/travessa que possa ir ao forno. Cobre-se tudo com pão ralado e pedacinhos de manteiga. Levar ao forno para gratinar.