terça-feira, 8 de abril de 2008

Torta de Amêndoa com doce de ovos e canela


Vi esta receita na revista “TeleCulinária”, deste mês, e fiquei imediatamente rendida. A combinação da amêndoa com doce de ovos e canela fez-me recordar o sabor dos bolinhos típicos do Algarve que eu tanto aprecio.
Não resisti e aproveitei o Domingo para “mimar” a família com esta deliciosa torta. Receita totalmente aprovada e pronta para repetir! Fez um sucesso cá em casa e desapareceu no mesmo dia.


Bolo:
500 gr. de açúcar
250 gr. de amêndoa em pó
120 gr. de margarina
50 gr. de farinha
7 ovos
Nota: Não tinha 250 gr. de amêndoa, só coloquei 200 gr. de amêndoa. Acrescentei mais 50 gr. de farinha para equilibrar os ingredientes.

Margarina para untar
Açúcar para polvilhar
Papel vegetal (utilizei papel de fotocópia)

Recheio:

5 gemas
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de água
Canela em pó q.b.
Nota: Acrescentei mais uma gema, mais uma colher de água e de açúcar.

. Comece por preparar o recheio: deite as gemas para um tacho, junte o açúcar e a água, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, passe pelo passador de rede e deixe arrefecer.
. Ligue o forno a 180 graus. Forre o tabuleiro de forno com papel vegetal e unte-o bem com margarina.
. Numa tigela, bata o açúcar com os ovos até obter um creme fofo e esbranquiçado. Derreta a margarina e junte-a em fio e batendo sempre. Por fim, adicione a amêndoa em pó e a farinha e bata bem. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 20 m. ou até ficar dourado por cima mas sem deixar cozer demasiado.
. Retire do forno, desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar, barre com o creme de ovos e polvilhe com canela em pó a gosto. Enrole bem com a ajuda do pano, deixe arrefecer e depois sirva decorado a gosto.

3 comentários:

caminhosemrumo disse...

Ainda estou com água na boca... na proxima quero provar...Não me basta olhar para a foto,,,lol beijos doces

Luciana Macêdo disse...

Uma bela sugestão para acompanhar um cafezinho no final do dia.
Bjs!

kini disse...

Também fiquei com ela debaixo de olho,mas agora depois de ver esta foto,fiquei com ela mas é á frente...rssss!!!!
Boa sorte para esta cruzada.Vou adicionar nos meus preferidos.
Bjs