quinta-feira, 1 de maio de 2008

Bacalhau com Natas à moda de BetiCris


O Bacalhau com Natas é um clássico e já existem inúmeras versões diferentes. Esta amostra foi retirada de um enorme tabuleiro recheado com bacalhau com natas. Uiii… quase que não cabia no forno… Ufa!
É a receita ideal para um jantar em grupo, entre amigos porque pode ser preparado com antecedência. Lembram-se dos folhadinhos de alheira?... das mini-pizzas? Esta foto foi tirada nesse dia.
Vou deixar-vos a minha receita, à minha moda e parecida com muitas outras.


Ingredientes:
Bacalhau desfiado;
Delícias do mar;
Camarão cozido;
Batatas fritas em cubo (costumo cortar as batatas mas desta vez comprei, no Pingo Doce, batatas em cubo congeladas);
Cebola;
Alhos/cebola;
Azeite;
Cominhos;
Salsa;
Sal/pimenta;
Caldo de knorr marisco;
Vinho do porto;
Molho bechamel (costumo fazer com farinha, manteiga e leite mas desta vez comprei um pacote de molho bechamel);
Natas;
Pão Ralado.

Preparação:
. Coloca-se o bacalhau num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes.
. Tirar as cascas ao camarão cozido. As cascas são colocadas numa panela com água ao lume. Deixar ferver durante uns minutos.
. Fritar as batatas em óleo bem quente, temperar com sal e deixar absorver a gordura em papel de cozinha. Cortar as delícias do mar aos quadradinhos. Reservar.
. Numa panela larga, coloco cebola picada, alho picado, louro. Rego com azeite e deixo refogar levemente. Deito o bacalhau em lascas e vou mexendo lentamente até ficar tudo bem ligado. Acrescento um pouco da água onde fervi as cascas de camarão e vinho do Porto.Deixo cozer o bacalhau. Aromatize com salsa picada.
. Numa panela juntar as natas e o molho bechamel e levar ao lume mexendo sempre até engrossar um pouco. Temperar com sal, cominhos, caldo de knorr de marisco, açafrão e pimenta.
. Junto as delícias do mar, os camarões e, por fim, as batatas ao bacalhau. Deitar o molho por cima do preparado e envolver tudo.
Colocar o preparado num tabuleiro/travessa que possa ir ao forno. Cobre-se tudo com pão ralado e pedacinhos de manteiga. Levar ao forno para gratinar.

10 comentários:

Axly disse...

Uau!!!
Realmente isso deve ficar muuuuuuuuito gostoso!!!
E como você tava com convidados, vale a pena sim atalhar algumas coisas, como as batatas e o molho para curtir as visitas.
Lindo prato! Deve ter ficado divino^^
Kisss pra ti!

Natércia Ramalho disse...

Minha linda obrigada pela sua visita ao meu cantinho e pelo comentário desculpe entrar na sua cozinha mas a porta estava aberta e o que encontro um belo bacalhau adorei um beijo. Natércia...A sua cozinha é um mimo adorei.

Natália Eleutério disse...

Mais uma versão do dito cujo, deve ser delicioso,bjs

anna disse...

Também te vim visitar e estou a adorar... O bacalhau com natas é bem agradável, mas estou mesmo a babar é com o babá de laranja.
Beijos.

BETO disse...

Oi, tudo bom? Muito obrigado por sua visita, pelo seu comentário e por ter me adicionado a sua lista de visitas. Tb vou adicionar seu blog para voltar sempre. Abraços, BETO.

Filipa disse...

Esse bacalhau deve ter ficado muito bom, está com um aspecto fantástico! Com camarão já experimentei, mas agora vou ter que lhe juntar também as delícias do mar.

Beijocas

Vina disse...

Eu gosto muito de bacalhau com natas e esse teu tem tudo para ser um sucesso! Beijos.

edinha disse...

Gostei desta variante do bacalhau com natas
Beijinhos

Laurinha disse...

Olá, vim visitar-lhe.....
Esse bacalhau está, dos deuses, com certeza!!!
Beijinhos,

Anónimo disse...

Olá,

... que aspecto delicioso. Uma boa notícia foi: então há batatas aos cubos no pingo doce?! - Fantabulástico !!! Poupa-se tempo precioso. Uma ideia excelente: o requinte do vinho do Porto.
'By the way', tenho ali um bacalhau desfiado no congelador que agora passou a ter destino.
P.S. - Tomei a liberdade de adicionar este blog lá ao meu cantinho.
Bjs, Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com